segunda-feira, 25 de maio de 2015

"O que ela quer da gente é coragem..."



Eu sou uma amante incorrigível de novelas. É, eu já ando falando isso por aí sem medo do julgamento das pessoas...rs! Mas também não é assim, qualquer novela...são aquelas novelas que te permitem ouvir diálogos inteligentes, sabe? Que agregam.

E ouvir Guimarães Rosa hoje na novela das seis foi realmente muito bom depois de tudo o que tem acontecido. Passarmos por fases na vida tornou-se tão inevitável como vivermos um dia após o outro. E elas te mostram que nem sempre vai ser tão fácil ou tão bacana. Mas, melhor do que isso, elas te mostram que, certas vezes, será muito melhor, que será promissor, que será inspirador.

Em Grande Sertão: Veredas, Rosa diz sabiamente: "o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. o que ela quer da gente é coragem". E eu, na minha singela interpretação, entendo que são nessas fases em que a vida vai te exigir coragem. Coragem pra ir ou pra ficar, seguir ou parar, acreditar ou desapegar, amar ou deixar partir.

E o que somos se não formos coragem? E o que somos se não formos coragem além dos dias de inquietude, de guerra, de falta, de desestrutura, de incapacidade? É preciso ser coragem na paz, na calmaria, na plenitude e, sobretudo, na certeza. É preciso se entregar ao correr da vida, se deixar embrulhar...e desembrulhar, e descobrir, se encorajar...e só então sentir tudo aquilo que os seus dias lhe oferecerem.

Só a coragem pode se transformar em alívio. E só o alívio enche o coração e preenche a alma depois do temor.

Nenhum comentário: